Eletiva nº 7 - Descobrindo os mistérios do espaço

RESPONSÁVEL


ISADORA LIMA BASTOS

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Despertar o interesse dos alunos pelo universo, promovendo a aprendizagem dos principais corpos celestes e fenômenos astronômicos de forma simples, divertida e interdisciplinar, incentivando a observação, o raciocínio lógico e o letramento científico.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas dialogadas e expositivas Apresentação dos temas com uso de vídeos, imagens e recursos digitais para despertar o interesse e contextualizar o conteúdo. • Atividades investigativas Pesquisas orientadas sobre planetas, estrelas, Lua, Sol e outros corpos celestes, com registro em cartazes, resumos e apresentações. • Leitura e interpretação de textos Utilização de textos informativos e curiosidades científicas para desenvolver o letramento e ampliar o vocabulário. • Produção criativa Elaboração de maquetes, desenhos, mapas celestes, diários de bordo e histórias fictícias sobre o universo. • Atividades interdisciplinares Integração de conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa e Arte em propostas práticas e significativas. • Uso de tecnologias e aplicativos Exploração do céu por meio de apps de observação astronômica (ex: Star Walk, SkyView, Stellarium). • Trabalho em grupo e socialização Realização de atividades colaborativas, com apresentações orais e exposição dos trabalhos produzidos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realizar uma feira escolar com estandes temáticos para exposição dos trabalhos realizados pelos alunos. Exibição dos trabalhos criados, com destaque para o processo criativo e as narrativas desenvolvidas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências



    Eletiva nº 13 - X DA QUESTÃO – JOGOS MATEMÁTICOS COM DESAFIOS RECICLÁVEIS

    RESPONSÁVEL


    Selma Messias

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o ensino da Matemática de forma criativa e divertida, por meio da criação e utilização de jogos com materiais recicláveis, incentivando a resolução de desafios lógicos e o pensamento estratégico.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •  Introdução à história e à importância dos jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.  Discussão sobre a relação entre jogos, raciocínio lógico, criatividade e desenvolvimento de habilidades matemáticas.  Apresentação dos principais conteúdos de matemática básica e financeira envolvidos nas propostas de jogos, como: operações, frações, porcentagens, cálculo de custo e precificação.  Estudo e análise de exemplos de jogos matemáticos didáticos e sustentáveis.  Planejamento coletivo de ideias para criação de jogos com base nos conteúdos matemáticos trabalhados em sala.  Oficinas de construção de jogos utilizando materiais recicláveis (papelão, tampinhas, embalagens, entre outros).  Aplicação de exercícios práticos com os jogos criados, reforçando os conteúdos abordados.  Discussão sobre os processos criativos, a elaboração de regras claras e a funcionalidade dos jogos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  •  Apresentação dos jogos e desafios criados, com explicações sobre os conteúdos matemáticos aplicados (operações, frações, porcentagens, raciocínio lógico, entre outros).  Destaque para o processo criativo, desde a concepção das ideias, escolha dos materiais recicláveis, elaboração das regras, até a construção final dos jogos.  Participação ativa dos visitantes, que poderão jogar e interagir com as criações dos estudantes, promovendo a aprendizagem lúdica da Matemática.  Exibição de planilhas com os cálculos de custo, simulação de preço de venda e lucro, valorizando a importância da educação financeira.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  História
    •  Matemática



    Eletiva nº 14 - POUPAR,PROGREDIR E SONHAR

    RESPONSÁVEL


    Edna

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto tem como objetivo despertar nos alunos a consciência sobre a importância da educação financeira, incentivando práticas de poupança e planejamento para o futuro. Através de atividades práticas, reflexivas e lúdicas, os estudantes serão estimulados a compreender o valor do dinheiro, adotar hábitos responsáveis de consumo e traçar metas que possibilitem conquistar sonhos pessoais e coletivos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •  Aulas expositivas com vídeos curtos, rodas de conversa e debates  Jogos e dinâmicas (ex: “jogo da mesada”, simulações de gastos) jogos de banco imobiliário.  Estudo de casos reais e situações-problema  Uso de planilhas simples e aplicativos de finanças (Google Planilhas, apps educativos)  Oficinas de produção de cofrinhos, cartazes e painéis motivacionais  Entrevistas com profissionais da área ou familiares  Elaboração do “Plano dos Sonhos” individual ou em grupo
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  •  Apresentar seus planos de vida e sonhos com cartazes, vídeos, apresentações ou maquetes  Expor suas produções (cofrinhos, slogans, gráficos)  Apresentação de quiz e jogos educativos  Apresentar à comunidade escolar os conhecimentos e práticas desenvolvidas pelos alunos sobre educação financeira, consumo consciente, planejamento de sonhos e a relação com os conteúdos de Matemática e Geografia.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  Matemática



    Eletiva nº 15 - Goianidades

    RESPONSÁVEL


    MARLETE DE LIMA TORRES MARQUES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Despertar o interesse dos educandos em explorar o conhecimento do estado onde moram.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Maquetes, pesquisa, vídeos, produção de texto,
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação das atividades confeccionadas pelos educandos durante todo projeto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 16 - LEITURA EM CENA

    RESPONSÁVEL


    Lília

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Para que o estudante desenvolva a capacidade de promover o desenvolvimento humano, a expressão criativa, a formação cidadã e a compreensão da cultura e história. Elas oferecem um espaço para a exploração de identidades, o desenvolvimento da inteligência emocional e a conexão com o público através da arte.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Estimular a apropriação de conhecimentos por meio da leitura, valorizando as habilidades e os valores que ela pode desenvolver no leitor. • Ampliar e enriquecer o vocabulário dos alunos, promovendo a fixação das formas ortográficas corretas e o domínio de conceitos essenciais para o pensamento crítico e a atuação na sociedade. • Garantir o acesso a diversos gêneros e tipos de leitura no ambiente escolar, fortalecendo o processo contínuo de leitura e escrita como prática social. • Consolidar a compreensão das diferentes dimensões dos textos, com ênfase nas sequências narrativas, descritivas, dissertativas, entre outras, a fim de ampliar a capacidade de interpretação e produção textual.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de peças teatrais.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 18 - Caçadores de problemas

    RESPONSÁVEL


    Nathália

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Diante dos resultados insatisfatório em avaliações externas como o SAEB e SAEGO, percebe-se a urgência em promover ações voltadas á recomposição da aprendizagem em Matemática, especialmente para os estudantes com desempenho baixo os abaixo do básico. A eletiva “Caçadores de Problemas” surge como ma estratégia de intervenção pedagógico, com foco na resolução de problemas, raciocínio lógico e no desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais. Através de desafios lógicos, jogos dinâmicas e contextos reais, os estudantes serão convidados a investigar, pensar criticamente e desenvolver competências matemática que impactam diretamente na melhoria do desempenho nas avalições externas e no uso da matemática no cotidiano.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Trabalhar de forma intensa e descritores mais cobrados nas avaliações externas; • Estimular o gosto pela matemática através de desafios e problemas reais; • Desenvolver o raciocínio lógico, a interpretação de enunciados e o pensamento estratégico; • Promover a autonomia, o trabalho colaborativo e a confiança dos dos Estudantes; • Utilizar recursos tecnológicos e metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos trabalhos produzidos durante a eletiva em uma “Feira de Problemas” Feira de Problema”, onde os visitantes poderão resolver desafios preparados pelos alunos, conhecer vídeos, maquetes e outras produções. As melhores soluções e criações serão premiadas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 19 - Movimento e Emoção: Corpo, Mente e Bem-estar

    RESPONSÁVEL


    SIMONE DE JESUS PEREIRA BASTOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o bem-estar físico e emocional dos alunos por meio de práticas corporais, expressão escrita e rodas de conversa, incentivando o autoconhecimento, o cuidado com o corpo e o desenvolvimento da saúde mental.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas dialogadas e rodas de conversa; • Práticas corporais (yoga, alongamento, caminhada consciente, circuitos leves); • Atividades de escrita (diário corporal e emocional, cartas para si mesmo); • Vídeos, músicas e trechos literários como disparadores de discussão; • Entrevistas com profissionais da saúde (enfermeiros, psicólogos, educadores físicos); • Produção colaborativa do manual de autocuidado. Atividades praticas na quadra e em sala .
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Lançamento do Manual Coletivo de Autocuidado e Bem-estar, com apresentação dos diários selecionados (trechos), vídeos gravados pelos alunos e demonstração de atividades físicas aprendidas. Pode ser feito em forma de sarau, feira ou roda aberta à comunidade escolar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Sociologia



    Eletiva nº 20 - Clube do Raciocínio

    RESPONSÁVEL


    ALBERT EINSTEN DOS SANTOS VIANA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, da linguagem matemática e da capacidade de resolução de problemas, por meio de atividades práticas, lúdicas e contextualizadas, contribuindo para a formação de estudantes mais críticos, criativos e autônomos no processo de aprendizagem.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Medir o tamanho da sala, da quadra ou de objetos pessoais (caderno, celular, mochila).. Realizar desafios de conversão de medidas que os alunos realmente utilizam, como transformar metros em quilômetros para calcular a distância até a casa de um colega.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Maquetes e Construções Geométricas: exposição de maquetes e sólidos geométricos construídos pelos alunos, com cálculos de medidas de comprimento, área e volume.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática